sábado, 14 de abril de 2012

Olhos mágicos da medicina


A cada dia surgem novos tratamentos, decorrentes das novas tecnologias produzidas para esses fins. Nos últimos anos assistimos, maravilhados, as novas conquistas da tecnologia médica, com a introdução dos raios Laser, dos computadores, da robótica, da manipulação genética e da clonagem de seres vivos.        
 Todo este avanço tecnológico mudou a face da medicina e da saúde e trouxe evidentes benefícios para a humanidade.
aparelho de ultrassonografia
Quando se fala em avanço tecnológico na área da saúde, a primeira imagem que nos vem são as análises clinicas. São justamente as imagens que nos surpreendem, tanto pela qualidade em visualização como pela precisão no diagnóstico. Essa nova tecnologia reduz erros técnicos durante a realização de exames, evitando a exposição desnecessária dos pacientes à irradiação. Os modernos recursos tecnológicos de diagnóstico vieram proporcionar ao médico todos os meios necessários para um diagnóstico preciso.        



Todo esse avanço tecnológico trouxe maior segurança ao médico e o apoio necessário para tomada de decisões importantes em casos de tratamento, seja nos casos de urgência ou de doenças crônicas, além de ampliar e diversificar os métodos terapêuticos como também nos procedimentos cirúrgicos. Podemos dizer que a tecnologia médica mudou a face da medicina. 

 Era de se esperar que todo esse notável progresso trouxesse maior aproximação entre o médico e o paciente, mas ocorreu exatamente o oposto. As máquinas de diagnósticos ocuparam de certa forma, o trabalho realizado pelo profissional da saúde. Os médicos especializados em radiologia e diagnóstico por imagem dispensam o esforço manual pela ação mecânica dos aparelhos modernos. As maquinas de grande tecnologia, operam praticamente sem ação humana constante. Tudo foi desenvolvido para a praticidade e agilidade de exames simples ou complexos. São inúmeros os exames que as máquinas de grande porte podem realizar, como:

Tomógrafo 16 canais
Uma nova tecnologia permite que um tomógrafo de 16 canais opere com extrema rapidez, reduzindo falhas de movimento. Além disso, o novo tomógrafo adquire imagens em espessura ultra-finas possibilitando assim, a reconstrução de imagens 3D, sem perdas na definição da imagem, possível somente em equipamentos deste porte.








abaixo< imagens capturadas por tomografia com qualidade 3D

Um comentário:

  1. Felipe,

    Faltam páginas adicionais e enquete.
    Além do mais, tens que dar créditos a todos os autores, desde autores de texto até autores das fotos.

    Att.
    Celson Lima

    ResponderExcluir